Amanhã tenho que apresentar um trabalho sobre a constituição federal de 1988, nossa atual constituição, mais conhecida como constituição cidadã.
Aproveitando já para dar uma revisada, vou escrever aqui um pouco da história dela, quais as principais funções dela e o que mudou a partir da chegada dela.
Com o fim da ditadura militar, em 1985, José Sarney encaminhou para o congresso nacional uma proposta para emendar com a que já havia sido feita pela constituição de 1969. Essa proposta gerou muitos debates na Assembleia Nacional Constituinte, a qual foi instalada oficialmente em 1987. A partir daí ela foi concluindo seus trabalhos e foi fundada, em 5 de outubro de 1988, a nossa atual constituição.
Esta, trouxe muitas mudanças, instabeleceu garantias sociais e políticas, além da idependência do poder executivo, legislativo e judiciário. Assim o cidadão foi conquistando maiores direitos na democracia.
Em 1993 iniciou-se uma revisão, que havia sido prevista em 1988, onde foram feitos vários ajustes que permanecem até hoje. Desde sua promugação, ela já sofreu 62 reformas.
Fontes: resumi muitas coisas do que li em vários sites sobre o assunto;
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário